CAP – Cimento Asfáltico de Petróleo

CIMENTO ASFÁLTICO DE PETRÓLEO (CAP) - ASFALTOS CONVENCIONAIS

- São obtidos pelo processo de destilação do petróleo, pelas refinarias da Petrobrás S.A. provém de petróleos importados ou nacionais, para o emprego em serviços de pavimentação ou industrial. Classifica-se de acordo com a sua consistência medida pela penetração (de agulha) à 25ºC, em décimos de milímetro.

APLICAÇÃO:

O asfalto CAP - cimento asfáltico de petróleo 30/45 é empregado especificamente em serviços de pavimentação, com o emprego de massas asfálticas usinadas e aplicadas à quente (ligante e agregados aquecidos). As massas asfálticas, a depender da função da camada no pavimento, usinadas com o Asfalto Convencional, são denominadas de CBUQ (concreto betuminoso usinado à quente), PMQ (pré-misturado à quente) e AAQ (areia asfalto à quente).

NOTA:

O emprego do asfalto 30/45 (asfalto viscoso) é indicado nos serviços de pavimentação, sujeita à deformação plástica tipo trilha de rodas, em vias de alta densidade de tráfego pesado ou canalizado.

APRESENTAÇÃO:

Os asfaltos convencionaissão fornecidos a granel como líquido aquecido, em carreta-tanque com revestimento isotérmico e sistema de aquecimento com maçarico, por óleo térmico ou vapor, sendo comercializado pela unidade de tonelada.

RECOMENDAÇÕES:

Em caso de acidentes consulte a FISPQ. Use EPIs durante manuseio dos produtos. Para maiores informações consulte nosso departamento técnico.